terça-feira, 21 de junho de 2011

8° texto


Meus amigos: Rosaurea, Daniel e Rodrigo apresentaram o seminário com o texto:
"Arte, sensibilidade e tecnologia".

Citações do texto:

"...Enquanto as ciências aplicadas e as atividades pragmáticas apropriam-se racional e utilitariamente da realidade, a arte, na contracorrente, abre braçadas rumo a um saber puramente sensível, saber que se caracteriza por uma curiosidade assídua e sempre desperta, uma vontade de conhecer pelo prazer de conhecer, observações e experiências que se inspiram, sobretudo, no sabor do saber."

 “... Embora o teatro, a literatura, a poesia, a musica, a dança e a arquitetura também sejam formas de criação, elas não costumam receber o nome de arte. Quando se fala em arte, via de regra, as pessoas pensam prioritariamente em pintura e escultura. Quando muito estendem o campo da arte para incluir desenho e gravura. Portanto, o significado da palavra arte costuma se restringir ao campo das artes plásticas...”

“...A multiplicidade das manifestações da arte teve inicio com a Revolução Industrial. Desde o surgimento da fotografia, máquinas para se produzir e reproduzir imagens e linguagens não cessam de ser inventadas. Essas máquinas ficam a disposição do artista que delas se apropria para gerar produtos de criação. É por isso que podemos falar em arte fotográfica, em cinema como arte, em videoarte, em holografia artística, em arte por computador e, hoje, em arte na internet.”

Foi dito:

-A tecnologia pode vir para ampliar a sensibilidade do espectador.

-A autora comenta a possibilidade de ‘casar’ arte e tecnologia para potencializar o processo de sensibilidade no sujeito-receptor.

* Acho que o artista precisa ser sensível a novas artes que utilizam a tecnologia para se compor, mas sem deixar se alienar, daí vem o exercício da observação, analise de fatos, dialogo, experiência, vivencia para perceber as diferenças e influencias dessa arte. E perceber um novo olhar do publico, principalmente dos que estão acostumados com o modelo de arte passada sem a intervenção de tecnologias modernas.

Ainda no seminário, Rodrigo exibiu um vídeo incrível da Chunky Move que é uma companhia de Dança Conteporânea da Austrália (http://www.chunkymove.com/ está tudo em ingles). Que vídeo incrível! Esse vídeo mostra a união de uma arte que usa a tecnologia e da arte do próprio corpo. Enquanto os artistas fazem um tipo de performance seus movimentos são detectados e exibidos simultaneamente na parede e no chão como sombra, fora outras luzes e penumbras colocados no espaço da apresentação. Vejam o vídeo:



Depois do seminário a Wlad explicou o trabalho final (trabalho de conclusão de disciplina) e nos mostrou alguns slides com fotos das apresentações de turmas anteriores realizando suas montagens até suas apresentações, os objetos-roteiros que são objetos em miniatura que contam, mostram um pouco da apresentação, produzidos por alguns deles.




Nenhum comentário:

Postar um comentário