segunda-feira, 27 de junho de 2011

11° texto



Meu amigo Flavio apresentou o seminário com o texto: “Canalização”.
Eu cheguei atrasada nessa aula, peguei o fim da exposição e fomos direto ao debate. Percebendo as falas, a maioria era da Wlad, entendi que a canalização estabelece a idéia de que o teatro também é como uma religião e o ator canaliza energias espirituais. Assim como em algumas religiões como a Católica e a Evangélica em que pessoas canalizam a energia do Espírito Santo podendo falar em línguas diferentes ou repousar no Espírito; no Espiritismo o médium pode conversar, ver, ouvir, sentir espíritos de pessoas que já morreram, na Umbanda a pessoa pode receber o caboclo e em outras religiões, seitas, culturas pode haver manifestações, canalizações de espíritos, entidades, xamãs, etc. Isso é pra dizer que o processo de canalização é comum em algumas religiões, seitas, culturas como também é no teatro, mas com suas particularidades e aproximações.

No ator essa canalização pode vir voluntaria ou involuntariamente na hora de um ensaio ou apresentação podendo continuar com sua apresentação normalmente e até tornando-a melhor ou perder o controle e foco.
Conversei com alguns de meus amigos pra saber como foi a apresentação do Flavio. Me disseram que foi bem difícil, pois ele, mas uma vez, se complicou nas explicações. Falo mais uma vez porque ele já havia apresentado um seminário onde não foi muito feliz na apresentação. As explicações que ele tentava dar ficaram mais claras quando a Wlad explicou.
Depois do debate fomos assistir o espetáculo: O pequeno, grande aviador e o planeta do invisível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário