quinta-feira, 16 de junho de 2011

7° texto

Onde se encontra a arte? No palco? Numa pintura? No teatro? Na calçada? Ai? Aqui?

Meus amigos: Priscila, Raquel e Raoní apresentaram o seminário com o texto: 
"Espaço e Lugar".

Foi dito que ESPAÇO é um lugar vazio e LUGAR é onde se tem histórias, experiências, momentos...

Falaram também de arte contemporânea; espaço público e privado; de vários artistas que usam espaços  abandonados para produzir e expor suas artes; de Landart (arte da terra) que surgiu nos EUA e se difere de outras artes porque a paisagem é a arte. 
Hoje algumas pessoas discutem sobre o lugar da arte, se existe um lugar especifico para ela. Pegamos o exemplo do teatro. Podemos fazer teatro em outro lugar além do palco. A própria Landart está ai para exemplificar ainda mais. A arte pode ser feita em qualquer LUGAR só precisa de um ESPAÇO. 

Algo que eu achei interessante foi quando falaram dos lugares públicos e privados. Os lugares públicos estão cada vez mais privados, exemplos: Igrejas, Museus, alguns teatros que são públicos por serem Patrimônio Histórico Cultural Artístico Nacional, mas privados porque nem todos os artistas podem se apresentar, somente aqueles que vão garantir casa cheia e casa cheia é igual a muitos ingressos vendidos e entre outros motivos mais. Entendem? E os lugares privados que estão mais públicos, exemplo: Reality show.
A equipe exibiu um vídeo muito legal e Raoní debateu sobre o seminário para depois irmos debater todos juntos.

(Intervalo...)


Voltamos com a segunda parte da aula e continuando o exercício da cadeira. A Paula foi à primeira dessa rodada. Nossa, dessa vez eu cheguei a derramar lagrimas. Vendo-a falando e chorando com a amiga que imaginou ali de frente pra ela. Tentei não chorar mais a historia me comoveu. Primeiro pela situação que ambas estão passando e segundo porque eu havia pensando numa historia para filme parecida com essa, mas ainda não cheguei a escrever e talvez nem escreva mais.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário